Desmistificando o BI

Muitos ainda têm uma visão distorcida ou pouco incompreendida sobre o que é, de fato, Business Intelligence, quais os benefícios e vantagens que ele oferece. Pensando nisso, vamos abordar este tema mais profundamente neste artigo. 

O que acontece na grande maioria das vezes é que o BI é interpretado como uma ferramenta, quando vai muito além disso. Segundo a definição da Gartner Group, referência no mercado de consultorias, business intelligence é um conjunto de conceitos, métodos e recursos tecnológicos que habilitam a obtenção e distribuição de informações geradas a partir de dados operacionais, históricos e externos, visando proporcionar subsídios para a tomada de decisões gerenciais e estratégicas. Ou seja, através de recursos tecnológicos de software, o conceito propagado pelo BI visa, acima de tudo, proporcionar ganhos nos processos decisórios das organizações, baseando-se principalmente na capacidade analítica e sintetizadora das ferramentas por elas utilizadas. 

Conceito de um projeto de BI 

Tudo começa no dia a dia das empresas, onde as pessoas de uma organização têm suas tarefas diárias. Estas pessoas geram informações para a empresa e são estas informações que fazem a empresa andar, são o “start” para um projeto, é com base nessas informações que será desenvolvido qualquer projeto que envolva BI. 

As informações que são geradas no cotidiano da empresa são armazenadas em algum sistema, geralmente um ERP, que consolida as informações de todas as áreas em um só lugar. Para a informação ser utilizada dentro do projeto, é necessária a conexão com esse sistema por meio de um gateway de dados. 

Depois de feita a conexão e desenvolvido todo o projeto, estas informações serão armazenadas e disponibilizadas de forma a responder os questionamentos que o usuário da ferramenta (geralmente gestores) venha a ter. 

Quando devo usar BI na minha empresa? 

  • Quando quer-se evitar a construção manual de relatórios gerenciais;  

Um dashboard de BI atualiza automaticamente as informações com base na fonte de dados que está conectado. 

  • Minimizar os achismos (subjetividade); 

Com as informações exibidas de forma mais clara, os gestores podem embasar suas decisões em dados mais concretos e mais aperfeiçoados, melhorando sua performance. 

  • Unificar dados de áreas diferentes para uma análise global da empresa (até mesmo dados externos); 

Os dados de faturamento, como exemplo, derivam de uma variada gama de fatores como: performance da equipe de vendas, cenário econômico atual e o impacto sobre o poder de compra dos clientes, performance da concorrência. Em um dashboard de BI é possível trazer de forma simples e direta indicadores e dados sobre diversos dados que vão impactar no seu desempenho final, neste caso acima, o faturamento. 

  • Reconhecer o perfil do meu cliente e melhorar meu relacionamento com ele; 

Ainda sobre faturamento, é possível ramificá-lo por clientes. Com base nisso, consegue-se obter uma melhor resposta sobre o que satisfaz a necessidade dos clientes atendidos por sua empresa. 

  • Não tenho acesso a dados confiáveis com agilidade; 

O trabalho manual abre portas para possíveis falhas em seu desenvolvimento, talvez por sua repetição maçante (todos os dias). Como dito anteriormente, os relatórios de BI são atualizados automaticamente e os dados mantidos no mesmo contexto, o que gera confiabilidade nas informações apresentadas. 

Os objetivos finais de um projeto bem executado de BI são a redução de custos, aumento da produtividade e lucratividade. Uma vez em que não será mais necessária a mobilização de um ou mais funcionários para desenvolver extensos relatórios gerenciais, os colaboradores que antes se preocupavam com essa execução passam a alocar esforços em outras áreas dentro da empresa, gerando maior lucratividade em suas funções desenvolvidas. 

Gostou de saber como funciona e para que serve um processo de adequação de BI e quer implementá-lo em sua empresa? Fale com a gente! Estamos esperando por você.