Conheça o Power Apps!

O Power Apps faz parte da família POWER da Microsoft, onde inclui-se: Power BI, Power Automate, Power Virtual Agents e o Power Apps propriamente dito.  

A proposta da ferramenta é a de que pessoas não programadoras (não entendem de programação) consigam desenvolver aplicações voltadas para negócios, que funcionam no celular, tablet e até mesmo no próprio computador. 

O interessante é que essas aplicações desenvolvidas podem ser utilizadas para sustentar algum modelo de negócio que seja necessário dentro de uma instituição, como por exemplo, o controle de estoque de uma empresa.  

Com o conceito ágil de usabilidade que o Power Apps oferece, conseguimos desenvolver aplicações em poucas horas, trazendo solução a um problema sem demandar tanto tempo como em aplicações desenvolvidas, tradicionalmente, por meio de extensas linhas código. Isso porque a linguagem utilizada é a Power FX, que é altamente funcional. 

Tipos de Power Apps 

Existem 3 tipos de aplicações que conseguimos desenvolver através desta ferramenta: 

Aplicativo de tela (Canvas)Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente 

Aqui temos controle total da UI, ou seja, conseguimos adicionar quantos botões quisermos, trocar os backgrounds e editar as interações. Também conseguimos estabelecer conexões com diversas fontes de dados como: SQL Server, Sharepoint, OneDrive etc. Normalmente usado para uso interno.   

Aplicativo baseado em modelo  

Interface gráfica do usuárioDescrição gerada automaticamente

Neste modelo, a UI é limitada e direcionada pelos dados. Primeiro se faz a conexão com a fonte de dados (majoritariamente fontes do Dataverse) e, automaticamente, a interface é gerada com base na fonte de dados. Não há a liberdade de alterar características como no modelo Canvas. 

Portal  

Interface gráfica do usuárioDescrição gerada automaticamente

O portal também utiliza fontes do Dataverse e normalmente é voltado para o uso externo, por exemplo, após o desenvolvimento, pode-se compartilhar a aplicação para o uso dos clientes ou fornecedores de uma determinada empresa, para obter e repassar informações de uma maneira mais estruturada. 

Com esses três modelos de aplicações, o Power Apps consegue suprir diversas necessidades que uma empresa em algum momento possa ter. A partir da conexão direta com a fonte dos dados, as aplicações conseguem, acessar, gerir e modificar as informações com o intuito de uma aceleração no processo como um todo. Logo, se uma empresa carece de processos mais ágeis e facilidades em suas operações, o Power Apps pode ser a melhor saída que se têm acesso.  

Gostou? Quer melhorar sua gestão e acelerar os seus processos internos e externos? Fale com a gente, estamos te esperando!