Por que vale a pena contratar uma equipe terceira de Business Intelligence do que ter uma equipe interna que presta esse suporte?

Já falamos várias vezes por aqui o quão importante é ter acesso aos dados da sua empresa de forma inteligente. Porém, nunca falamos de como é ter uma estrutura que suporte isso, como equipe interna ou uma assessoria externa.

Hoje queremos trazer a vocês não apenas a ideia de ter um BI dentro da sua empresa, mas a ideia de possuir uma empresa parceira para te ajudar a ter a informação relevante sem perder o time.

Vamos por etapas, ROQT, eu ainda não possuo nem BI dentro da minha empresa, o que eu faço?
Primeiro contrata a gente para colocar um projeto bem eficiente em relação aos seus dados

Para quem tem duvida o que eu preciso para ter um BI ou quais informações colocar lá dentro, vamos resumir de forma clara: o BI te ajuda a ser mais eficiente. Como? Trazendo os dados que você demora tempo para extrair do sistema e “layoutar” para ter uma visão comercial, financeira, ou outra de análise necessária para a estratégia da sua empresa.

De forma simples e direta, o BI te deixa eficiente, lembrando que você não vai precisar extrair e formatar essa informação todo mes – neste cenário você já esta mais eficiente em relação ao seu tempo de operação.

Depois desta ação toda dentro da sua empresa, você vai “viciar” em ter os dados rápidos. É como uma rede social, que você dorme e acorda visualizando. Isso acontecendo, você irá querer cada vez mais informação dentro da ferramenta, e para que isso ocorra no tempo em que deseja, provavelmente contratará alguém que está começando na área. Excelente, você tem acesso às informações, tem uma pessoa que cuida e traz tudo conforme é demandado. Fim!

Mas NÃO, não é bem assim que vai acontecer. Primeiro que, para contratar um profissional com a expertise do projeto entregue por uma equipe terceira, será caro…bem caro! Se estiver disposto a pagar, perfeito! Sua área estará muito bem estruturada e assessorada.

Por outro lado, em 99,9% dos casos não é esse o cenário. Quase sempre optam por um analista júnior ou assistente (por ser mais barato e a área ser inicial) e você terá dificuldade no início, até que ele entenda suas demandas e traduza isso para dentro da ferramenta. Claro que, se tiver paciência, você formará e moldará esse profissional pra que ele fique muito bom. Aí vem outra empresa maior ou igual a você e vai “namorar” esse profissional, e provavelmente ele vai te deixar se tiver melhores benefícios, porque ele sabe que é valioso.

Quando você contrata uma assessoria em BI, você terá uma outra empresa comprometida com a sua estratégia e entregando as demandas no prazo estimado. Os profissionais (que nós da ROQT formamos) já estarão prontos a qualquer momento e com um custo mensal inferior ao que está sendo pago em salários e encargos para manter uma nova equipe que parte do zero.

A ideia é exatamente fazer sua empresa ter uma empresa de BI (parecido com uma assessoria contábil ou jurídica, que quase sempre é externa) entregando melhor ou igual uma equipe interna, por um valor muito mais acessível.

Por fim, quando sua empresa tem outra empresa comprometida com sua estratégia e apta a entregar o melhor, o crescimento é certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.