Os dados estão em todos os lugares, no sistema do mercado, no aplicativo de músicas por assinatura, entre outros. Afinal, para que serve a análise de dados? Sobre isso iremos falar neste artigo.

Todos os dados, com o passar do tempo, podem e vão, muito provavelmente, mudar. A análise desses dados se faz necessária para que se consiga enxergar as diferenças e planejar ações, de acordo com essas mudanças. Analisar dados é saber olhar para todos as informações que se tem acesso e extrair deles padrões e propostas direcionáveis que apresentem caminhos para oportunidades ou para a solução de uma dor.

Diversas empresas tiveram insights através da análise de dados feita corretamente, um case de sucesso é o do Grupo Pão de Açúcar, que estruturou planos de ações com base na análise de informações do consumo de seus clientes como: marcas mais compradas, produtos de maior afinidade e itens mais consumidos.

A partir dessas informações, desenvolveram o Clube Extra, sistema em que os clientes acumulam pontos para obterem descontos em compras futuras. Isso não só aumentou a recorrência de compras entre os consumidores como proporcionou uma melhor gestão de estoque, uma vez que a empresa realizou compras alinhadas com o consumo do público e reduziu os custos com produtos de pouca saída.

Outro case é o da Amazon, empresa que usa a análise de dados para otimizar a experiência de compra do usuário. A empresa utiliza o cruzamento de dados dos consumidores para identificar possíveis compras e deixá-las prontas nos seus diversos centros de distribuição, diminuindo o tempo de entrega e aumentando a satisfação dos clientes.

Em outra frente, a Amazon analisa os dados da concorrência, a demanda dos consumidores e a disponibilidade dos produtos, por conta disso, os preços podem ser alterados a cada 10 minutos, a fim de deixar os preços mais competitivos e de acordo com o mercado.

Por esses e diversos outros motivos a análise de dados se faz necessária para o crescimento de uma empresa. Independente do ramo, a análise de dados e informações traz consigo vantagens para as tomadas de decisões, sejam elas internas ou externas.

Quer analisar melhor os dados da sua empresa para embasar suas próximas ações? Fale com a gente, estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.