Os melhores indicadores de BI para indústrias

Quando o assunto são indicadores, muitas pessoas ficam perdidas com a grande quantidade deles que existe, e acabam usando o indicador errado para a informação desejada. Por isso, é importante saber qual o indicador mais adequado para cada ocasião!

Hoje, vamos analisar um case de sucesso dentro da nave ROQT.

Um projeto desenvolvido para uma grande indústria, foram abordadas cinco áreas de atuação, são elas:

  • Comercial;
  • Financeiro;
  • Marketing;
  • Produção;
  • Qualidade.

Começando pela parte comercial da empresa, os gestores comerciais precisam saber exatamente o que está acontecendo com o seu time.

Pensando nisso trouxemos a eles os indicadores apropriados para cada caso.

Comercial

Uma equipe de vendas sem metas e indicadores estabelecidos fica sem rumo e consequentemente sem resultados. Os indicadores podem ser inúmeros, mas os principais que destacamos são:

Dashboard Comercial
  • Ticket médio

O ticket médio mostra o valor médio que cada cliente gasta em sua empresa, logo, um ticket médio baixo significa que será necessária a aplicação de medidas para fazer com que o cliente gaste mais, compre mais produtos ou serviços de sua empresa;

  • Faturamento Total e Faturamento Líquido

Esse indicador, em específico essa relação total x líquido permite a percepção do montante restante fora os custos de produção e impostos do seu produto. Norteando decisões relacionadas a diminuição de custos de produção, compra de matéria prima etc.

  • Faturamento por região

Permite saber que região consume mais os produtos e serviços ofertados, podendo embasar uma possível ação de marketing mais concentrada.

  • Quantidade de vendas

Podemos, através desse indicador, comparar a quantidade de vendas de um período selecionado com um anterior, apontando o aumento ou retração de vendas.

Financeiro

Na área do financeiro trouxemos de forma dinâmica e simplificada os indicadores utilizados:

Dashboard Financeiro
  • Valor Recebido e Valor Pago

Para fácil visualização de tudo o que está sendo recebido ou pago, especificando em uma aba analítica cada recebimento e cada pagamento efetivado, com sua respectiva descrição;

  • Valor a Receber e Valor a Pagar

Previsões de tudo o que há para receber e pagar, trazendo uma visão mais consolidada da situação financeira atual e dos próximos períodos;

  • Saldo Real

Saldo total das contas bancárias e aplicações da empresa;

  • Movimentação Financeira

Gráfico da movimentação financeira do período, traz a comparação entre os meses ou dias de um período específico;

  • Analítico Conta Corrente

Matriz analítica contendo os saldos das contas correntes da empresa;

  • Contas a Pagar

Descrição das contas a pagar, com a data e vencimento;

  • Contas a Pagar Atrasado

Descrição das contas atrasadas a pagar, aqui são apresentadas as contas que já venceram, em classificação decrescente com relação a taxa de juros para que seja possível pagar primeiro as “contas mais caras”;

  • Contas a Receber

Aqui são descritas e apresentadas as contas que estão para serem recebidas e estão dentro do prazo de vencimento.

  • Contas a Receber Atrasado

Descrição das contas atrasadas a receber, com as informações pertencentes à conta e ao devedor, visa permitir uma melhor visualização de inadimplências e criar ações para evitar essa situação;

  • DRE

Esse indicador permite a visualização dos valores que refletem o andamento da empresa, exibe os valores brutos e líquidos das movimentações financeiras;

  • Fluxo de caixa Projetado

Projeção do fluxo de caixa permite embasar as decisões na situação financeira futura da empresa, gera previsibilidade;

Marketing

Na área do marketing é necessário ver os dados referentes ao relacionamento com o cliente e os investimentos realizados para tal. Nessa perspectiva, os indicadores abordados foram:

Dashboard Ecommerce
  • Taxa de conversão

Esse indicador mostra a taxa de conversão de uma etapa em outra, por exemplo, de quantos contatos feitos foram marcadas reuniões para uma possível venda;

  • CAC – custo de aquisição do cliente

O CAC fornece o valor gasto para cada novo cliente que entra na base de carteira;

  • Canais de venda

Ter em vista quais são os seus canais de venda e o desempenho de cada um deles torna muito mais fácil a análise da possibilidade de tomadas de decisões, investimento ou estratégias para cada um deles;

  • Ciclo de Venda

O ciclo de venda te permite observar quanto tempo levou desde que seu cliente entrou para a base até fechar efetivamente uma compra, podendo sugerir, em caso de um tempo muito grande, uma falha nos processos comerciais da empresa;

  • Sessões x Receita

Relação entre os acessos ao e-commerce e a receita proveniente desses acessos;

  • Mapa de calor de vendas

Mapa geográfico com indicação de calor, conforme quantidade de vendas por região;

  • Campanhas de marketing

Trouxemos as informações pertinentes à cada campanha, seja no Facebook Ads ou Google Ads. O analítico das campanhas conta com dados muito importante como:

  • ROAS (Retorno sobre Investimento Publicitário);
  • Custo;
  • Cliques sobre região (com base em relatórios do próprio Facebook;

Produção

No que diz respeito a produção, os gestores precisam visualizar facilmente dados como os pedidos abertos, eficiência, eficácia entre outros para que possam embasar suas decisões. Os indicadores utilizados foram esses:

Dashboard Produção
  • Clientes Atendidos

Ter em vista do total de pedidos, quantos clientes foram mesmo atendidos permite analisar uma possível falha da equipe em processar os pedidos ou até mesmo a necessidade de ampliá-la.

  • Pedidos

Visualização dos pedidos do período em questão, bem como se status e valor;

  • Pedidos x Cliente

Total de pedidos por cliente;

  • Quantidade de Ordens de Produção

Dos pedidos que foram atendidos derivam as ordens de produção do período, comparados ao período anterior para expor a o aumento ou diminuição delas;

  • Cobertura do Estoque

Indicador que mostra qual o meu estoque de determinado produto e o tempo que ele consegue cobrir os pedidos com base no histórico;

  • Analítico Ficha técnica dos produtos

Uma tabela analítica com informações como quantidade, total de perda, valor de custo e IPI;

Qualidade

Na área da qualidade foram apresentados dados referentes aos testes de qualidade internos e reclamações de clientes. Totalizando os seguintes indicadores:

Dashboard Qualidade
  • Quantidade de Reclamações por Defeito Informado

Indica qual o motivo que gerou a reclamação sobre seu produto relacionado ao total de clientes que fizeram a reclamação;

  • Percentual de Vendas por Reclamações

Traz o percentual de quantas reclamações são feitas pelo total de vendas do período, caso um percentual elevado, significa uma deficiência no produto, bem como nas condições de entrega entre outros;

  • Quantidade Não Conforme por Produto

Do total de produtos fabricados, quantos foram reprovados nos testes de qualidade;

  • Quantidade de elogios

Quanto maior, melhor o seu produto atende as necessidades específicas de seu fim;


Todos esses dados foram desenvolvidos com base em fórmulas e medidas criadas pela nossa equipe de BI em mais de 200h de desenvolvimento de projeto e um acompanhamento total de 9 meses desde o início do projeto até a estabilização dos indicadores desenvolvidos. Ao todo foram um total de 100 tabelas de dados e 119 medidas.

Precisa gerenciar melhor sua empresa, mas tem dificuldade em interpretar os indicadores? Fale com a ROQT!

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