O que é gamificação?

Quem nunca jogou um game em que tinha que transpor obstáculos, acumular pontos e subir de nível e com todo o processo, sentiu empolgação ao ser bonificado por sua conquista? Essa é a proposta de uma das estratégias empresariais com maior crescimento em relação ao seu uso nos últimos anos. 

Gamificação ou gamification, é o processo de ludificar ações cotidianas, tarefas corporativas ou qualquer atividade desenvolvida que se queira acompanhar, com o intuito de aumentar o engajamento dos participantes. A própria psicologia revela, por meio de estudos, que o ser humano é movido por conquistas e superações. 

Com uso das tecnologias corretas, é possível estimular o desenvolvimento e motivar comportamentos, criando uma sensação de recompensa. A competição é a principal característica do processo, bonificando os colaboradores com maiores pontos, e por consequência, melhores desempenhos. 

Um sistema de gamificação deve ter muito bem estruturado as definições e apresentações visuais sobre: 1) Progresso: quais os indicadores irão mostrar ao colaborador que ele está avançando; 2 Relacionamentos: como o colaborador deverá se relacionar com a equipe, ou adversários. Bem como, quais indicadores dependem do trabalho em equipe para serem atingidos com satisfação; 3) Restrições: quais as regras do jogo? O que é permitido ou não fazer? Abaixo, será elucidado, um pouco mais sobre os tipos de gamificação existentes.  

TIPOS DE GAMIFICAÇÃO  

O processo de gamificação possui muitas áreas de aplicação, iremos abordar algumas destas áreas, a fim de demonstrar a efetividade deste procedimento:  

1) Gamificação de treinamento: processo que torna o treinamento mais atrativo aos participantes, propiciando uma atividade mais dinâmica;  

2) Gamificação no onboarding empresarial: processo que facilita a interação entre a equipe e torna mais clara a apresentação da cultura da empresa aos novatos;  

3) Gamificação na educação: estratégia de ajuda por meio de jogos que ajuda a manter a concentração dos alunos, deixando o período em sala mais bem aproveitado; 

 4) Gamificação no marketing: ações de marketing gamificadas fortalecem o vínculo entre marcas e consumidores. 

Assim sendo, a partir do breve exposto, é possível visualizar a abrangência do poder de aplicação dos processos de gamificação, visto que, tornam toda a experiência do participante mais atrativa, bem como, faz com que seus comportamentos também sejam melhores do que seriam sem a participação em um processo mais bem elaborado. Além disso, outros benefícios podem ser citados como o desenvolvimento da criatividade e autonomia do colaborador; o desenvolvimento da capacidade resolutiva; propiciação de maior diálogo entre equipes; geração do sentimento de motivação; desenvolvimento do engajamento; entrega de feedbacks automáticos, os quais geram um estímulo constante dos participantes, bem como, inúmeros demais benefícios.  

Visto o grande número de vantagens e melhorias que a gamificação oferece, não há por que deixar de aplicá-la nos seus processos, sejam eles internos ou externos. 

E aí, o que achou do processo de gamificação para empresas e negócios? Se precisar saber mais, fale com a gente, nós estamos esperando por você!