Como criar um Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico é a área onde são desenvolvidas as estratégias organizacionais e determinação de como implementá-las. A empresa faz um overview de como está atualmente e entendendo todas as áreas da empresa, faz projeções para o futuro. As visões podem ser de curto, médio e longo prazo. Essas visões, é o que darão tom a empresa de como ela será.

A função do planejamento estratégico é semelhante a um mapa. É necessário chegar a uma ideia sobre onde quer estar, ter uma visão de futuro, e, em seguida, calcular a rota até o seu destino. Não dá para planejar um caminho sem saber para onde vai. Se o plano A estiver bloqueado, a ideia é ter outros caminhos que levem a conclusão da meta.

Créditos: Microsoft

A estratégia é organizada de acordo com o que as equipes precisão realizar para alcançar o objetivo. Os objetivos são entre equipes e globais, e dessa forma com os objetivos concluídos a estratégia vai sendo executada e os resultados vão aparecendo.
Todas as iniciativas se tornam projetos, planos que ao fim se resultará em uma ação, fazendo com que a organização caminhe para seu objetivo.

Na prática, supomos que precisamos aumentar share de mercado, aumento de número de lojas e estar entre as principais empresas do Brasil nos próximos 5 anos. Os temas estratégicos (ou OKRs, que são objetivos chaves) podem ser determinados para isso, tais como:

• Expansão geográfica;
• Aquisição de novas lojas;
• Excelência operacional;
• Excelente experiência do cliente.

Créditos: Microsoft

São a partir daqui, destes temas, que as metas serão criadas e ajudaram a traçar as estratégias para o alcance dos objetivos. Exemplos de objetivos estratégicos (ou KPIs) são:

• Aumentar o número de clientes ativos;
• Reduzir o custo das novas aberturas de lojas;
• Redução do ponto de equilíbrio e payback;
• Investir em tecnologias, melhorando o operacional;
• Entre outros.

Para cada objetivo estratégico, haverá medidas estratégicas para alcançá-los:

• Mapeie a jornada do cliente;
• Transforme alguns processos;
• Contratação de fornecedores de soluções técnicas;
• Entre outros.

Desdobrar a estratégia em ações menores é interessante por diversos motivos, tais como: testar a viabilidade da estratégia, torná-la fácil de entender e executar e determinar o envolvimento de cada departamento da empresa na concretização da visão de futuro.

Deixe uma resposta