A importância dos indicadores

“Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Com este pensamento exposto por Lewis Carroll no livro Alice no país das Maravilhas conseguimos ilustrar muito bem a importância dos indicadores no processo de tomada de decisão de uma empresa. 

Muitos acreditam que os indicadores de desempenho (também chamados KPIs) servem apenas para determinar objetivos ou apresentar relatórios. Mas vai muito além disso. 

No estudo sobre gestão aprende-se que o objetivo de qualquer empresa é gerar lucro. Portanto, a importância dos indicadores está em fazer com que um negócio esteja sempre em crescimento de acordo com os objetivos elencados em curto, médio e longo prazo. 

Uma empresa que não toma decisões embasada em indicadores não usa todo o seu potencial de crescimento e muito provavelmente terá problemas graves em um breve futuro. 

O uso de indicadores garante vantagens como: 

Definir metas claras e objetivas – A facilidade de entendimento visual que os indicadores fornecem esclarece à sua equipe quais são as metas do negócio e a de cada um em particular. 

Motivar a equipe – Estabelecer indicadores é o primeiro passo para a criação de premiações e bonificações pelas metas atingidas. Isso engaja toda a equipe a trabalhar motivada em busca dos resultados. 

Acompanhar o desenvolvimento do negócio – Os indicadores estratégicos orientam os gestores a respeito da performance da empresa na relação entre o que foi objetivado e o que realmente foi atingido. Por esse motivo precisam estar sempre atualizados. 

Identificar falhas em processos – Talvez essa seja a melhor vantagem que a gestão por meio de indicadores garante: a identificação das falhas nos processos que refletiram o mal desempenho e/ou desenvolvimento da empresa, fazendo com que os gestores possam atuar com maior assertividade em suas decisões. 

Melhorar continuamente os processos – Uma vez identificadas, as falhas podem ser imediatamente corrigidas a fim de que os processos se tornem cada vez mais eficazes. Por isso, é necessário acompanhar os indicadores de desempenho o mais regularmente possível para melhorar os processos continuamente. 

De nada adianta ter um negócio, ou atuar com a gestão de uma empresa se não se sabe com exatidão o que está acontecendo, por meio da visualização dos resultados obtidos, e refletidos nos indicadores.  

No cenário atual em que tudo muda muito rápido se faz imprescindível o uso dessas incríveis ferramentas que trazem, de forma simplificada e reduzindo custos de operação, os dados que todo gestor precisa considerar para tomar boas decisões.